O que é?

O Inbound Marketing se baseia em atrair pessoas interessadas no seu negócio, capturar informações para interagir com esse público e conquistá-lo, transformando-o em clientes. Para que isso ocorra, são utilizadas táticas de marketing online, com criação de conteúdo de qualidade, embasados nas necessidades dos clientes, oferecendo-lhes soluções. Os resultados são facilmente visíveis em um curto espaço de tempo.

Como funciona?

Para ajudar a sua empresa a ganhar destaque na internet e entre as pessoas interessadas na sua área de atuação, o Inbound Marketing utiliza-se de cinco fases distintas:

Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.

 Criação de conteúdos relevantes, que solucionem problemas do seu público com a utilização dos serviços/produtos da sua empresa. 
 Visitantes serão direcionados a cadastrarem seus dados e email, facilitando a comunicação entre empresa e potencial cliente.
 Nesse momento, é conquistada a confiança do cliente, alimentando-o com informações que o auxilie e o encaminhe para o momento de compra. 
 Os vendedores são notificados automaticamente para fechar a venda com o lead trazido pela ação de marketing digital. 
 Relatórios são elaborados para identificar pontos a serem ajustados e estratégias efetivas que devem ser empregadas.

Vantagens

93% das experiências online começam com uma ferramenta de busca.

Empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para seu website.

Inbound Marketing custa 62% menos do que outras formas de Marketing

78% dos diretores de Marketing acham que conteúdo personalizado é o futuro

O Inbound Marketing, possui cinco fases distintas:

  1. Atrair visitantes qualificados para os canais da empresa;
  2. Converter os visitantes em “Leads”, ou seja, em oportunidades de negócios;
  3. Se relacionar com os Leads e prepará-los para converter e comprar;
  4. Acionar vendedores para efetivar a venda;
  5. Analisar os canais onde a marca está presente e monitorar o mercado;

Funil:

Nos primeiros estágios, o cliente ainda tem dúvidas ou ainda não despertou o interesse pelo seu produto/serviço. Com o uso do Inbound Marketing, a idéia é que o time de vendas possa ser ativado mais abaixo no funil, tornando o processo comercial mais automatizado, barato e eficiente.

O momento de compra dos clientes forma quase um padrão. Apenas 3% do público estão ativamente buscando opções e querendo comprar algo naquele momento, ou seja, estão mais sensíveis a campanhas de varejo. Outros 7% estão abertos a propostas, como mostrado na pirâmide ao lado, de Chet Holmes, autor de “The Ultimate Sales Machine”.

Então, se você fala apenas sobre seu produto ou serviço, preço e oferta, você está atingindo no máximo 10% do potencial de mercado. Agora, se você falar sobre o tema do seu negócio de forma interessante, atrativa, educativa e com propriedade, você poderá atingir quase toda a pirâmide. Ao mostrar os benefícios do seu produto ou serviço, você favorece com que os 90% dos potenciais clientes possam vir a consumir nos próximos meses. As técnicas de Inbound Marketing vão ajudar sua empresa a estar próxima desses clientes para que no momento da compra, quando ele estiver pronto para fechar negócio, sua marca seja uma forte opção.